Fones de ouvido e seu uso durante as atividades físicas

Por Luiz Henrique Fernandes

Você é daquelas pessoas que gostam de praticar atividades físicas ouvindo música? Se sente mais motivado para treinar ou isso te atrapalha? Há pessoas que dizem que o rendimento aumenta quando fazem seus exercícios curtindo um som de qualidade, e outras que não se sentem muito confortáveis, principalmente com o uso dos fones de ouvido.

fone1

Muitos estudos apontam que a música incrementa a performance nos exercícios contínuos e repetitivos, como a corrida, por exemplo, por estimular e fazer com que o praticante desvie a atenção do cansaço.

Alguns cuidados devem ser tomados, principalmente por quem utiliza os fones de ouvido em ambientes externos, pois, a música pode se tornar uma distração e colocar o usuário em risco de acidentes, além de alterar a percepção de esforço, podendo fazer com que o atleta exceda seus limites, o levando ao risco de lesões e até mesmo fazendo com que ele se esqueça de simplesmente se hidratar.

fone3Uma dica é utilizar os fones de ouvido em ambientes controlados, como parques, pistas fechadas e academias, lugares estes que não geram nenhum risco com relação ao trânsito por exemplo. Na corrida de rua, tratando-se de provas, onde o trânsito está fechado, vai muito de como o uso dos fones de ouvido vão interferir no seu rendimento, ou seja, se você se sente bem, manda ver! Já em treinos e provas em trilhas, não é muito recomendado que se utilize dos fones de ouvido, por conta da mudança constante de terreno e da atenção que cada um deve ter para isso e a possibilidade de que em algum momento possa surgir alguém querendo te ultrapassar, uma moto, uma bike, e você esteja distraído.

Deve-se atentar para o uso em excesso dos fones de ouvido e também para o volume utilizado, pois, podem ser causados danos sérios à saúde.

Segundo especialistas, o limite de tolerância está relacionado ao tempo de uso e à intensidade do som. Quanto mais alto o volume, menos tempo se deve utilizar o fone. Em 85 decibéis é possível que se use o equipamento por até 8 horas. A 100 decibéis, o máximo de tempo em exposição ao uso dos fones de ouvido cai para 1 hora. E a 115 decibéis são apenas 7 minutos. O bom senso tem que falar bem mais alto do que o volume do seu som, pois os danos podem ser irreversíveis.fone2

Portanto, pra você que prefere curtir uma música enquanto se exercita, escolha o ambiente ideal, selecione aquela playlist que te motive mais e siga firme nos treinos.

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano. É o professor responsável técnico do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e suas vertentes, além de treinamento de corrida, treinamento de força, emagrecimento e condicionamento físico geral, sempre com foco na saúde e qualidade de vida das pessoas. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados à sua área de atuação à instituições de ensino e empresas da região. Criador do DESAFIO: Você mais saudável e mais feliz, que busca através melhorar os hábitos dos participantes através da atividade física, dicas relativas a alimentação e rotinas do dia a dia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também