Cuidados com a pele na gestação

Por Carol Neves e Marcela Menezes

07/08/2017 às 10:00hs - Atualizada 03/08/2017 às 18:19hs

Para aproveitar um  tema que interessa tanto às mulheres e que ao mesmo tempo traz tantas dúvidas, vou falar um pouco sobre as principais alterações da pele na gestação.

A gravidez representa um período de intensas modificações para a mulher. Praticamente todos os sistemas do organismo são afetados, e não poderia ser diferente com a pele. A maioria das mudanças no corpo feminino decorre de alterações hormonais ou mecânicas, sendo necessários alguns cuidados especiais nesta fase.

As maiores queixas desse período e que mais assusta as futuras mamães sãs as manchas no rosto (melasma) e as estrias. Elas realmente são muito prevalentes e requerem uma atenção especial já que quase todos os cremes despigmentantes ou ácidos são proibidos em gestantes. Por isso abusem dos protetores solares e hidratantes.

 

Também é comum a pele ficar mais oleosa devido às alterações hormonais, e em alguns casos isso pode levar ao surgimento de espinhas. Em compensação os cabelos tendem a ficar mais cheios e longos, principalmente no segundo e terceiro trimestres, e após o parto observa-se com frequência o aumento da queda dos fios, Essa queda é denominada eflúvio telógeno. Neste caso, não há necessidade de tratamento, pois os fios voltarão a crescer posteriormente.

As unhas também são afetadas, podendo apresentar fragilidade e descolamentos.

O uso de qualquer tipo de cosmético  ou realização de procedimentos estéticos durante a gravidez deve ser cauteloso e o médico deverá ser sempre consultado.

O conteúdo continua após o anúncio

Beba muita água, controle o peso, alimente-se bem, movimente-se e curta cada dia e cada momento especial!

Dra Laura Loures Tavares

Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

CRM-MG 55670 / RQE 38782

 

 

Carol Neves e Marcela Menezes

Carol Neves e Marcela Menezes

Carol Neves é formada em publicidade pelo CES. Após sua pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV o sonho de empreender tomou conta de seus pensamentos e ideias. Anteriormente, teve experiências em agências de publicidade no mercado de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Agregando a área de formação ao sucesso da sua atual empresa, Do Meu Closet Pro Seu. Marcela Menezes: é formada em Jornalismo pela UFJF e sempre sonhou em ter seu negócio próprio. Durante a faculdade estagiou na Viva Eventos, junto com Carol e, aos 26 anos, mudou-se para o RJ para abrir sua própria franquia. Após alguns anos de experiência no mercado de festas , enxergou uma oportunidade no segmento moda-festa. E, assim, nasceu a ideia do Do Meu Closet Pro Seu.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia