Colágeno, a proteína necessária para evitar desgaste da cartilagem

Por Alice Amaral

O colágeno é a principal proteína do corpo humano, que corresponde a 30% de todas as proteínas. Constituída pelos aminoácidos glicina, prolina, arginina e hidroxiprolina, o colágeno gera firmeza e elasticidade à pele, articulações, músculos e vasos sanguíneos.

 

A partir dos 30 anos ocorre uma redução na produção do colágeno, que sofre uma queda drástica após os 50. Com isso, começam a surgir rugas, linhas de expressão, flacidez, diminuição da elasticidade da pele – que se torna fina e desidratada, unhas fracas, diminuição da espessura dos fios de cabelo, além do enfraquecimento dos ligamentos e articulações, ocasionando dores articulares, tendinites e também favorecendo a perda óssea.

 

Outros fatores também contribuem para a diminuição da produção do colágeno, como: estresse, poluição, herança genética, bebidas alcoólicas, fumo, alterações hormonais e principalmente a alimentação.

 

Um estudo da Universidade Charles, na República Tcheca, indicou que a suplementação com colágeno se mostrou eficaz para combater desgastes articulares em mais de 1 mil mulheres que tinham artrose de joelho. Já outra pesquisa realizada por pesquisadores do Centro de Farmacologia, voltado à Dermatologia (CPAD) do Hospital L’Archet 2, na França, mostrou que a suplementação devolve a firmeza, hidratação e atenua rugas.

colageno

 

Portanto, para garantir um envelhecimento saudável, algumas fontes de colágeno devem ser consumidas, como: carnes (boi, frango e peixe); ovos; alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas, frutas vermelhas, vegetais verde-escuro), vitamina E (abacate, semente de girassol, castanhas, nozes, amêndoas), vitamina A (cenoura, manga, mamão) e ômega 3 (azeite, semente de linhaça).

 

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também