Dieta Cetogênica ajuda no combate a doenças e no processo de emagrecimento

Por Alice Amaral

17/08/2017 às 10h22 - Atualizada 17/08/2017 às 10h22

Método mostra-se eficaz no tratamento de Alzheimer, Parkinson, doenças autoimunes e diabetes

 

Desenvolvida na década de 20 para o tratamento de epilepsia resistente a vários medicamentos, a Dieta Cetogênica tem se mostrado uma opção interessante no tratamento do câncer.

 

No organismo, a dieta funciona da seguinte maneira: as células do nosso corpo são “flex”, ou seja, se nutrem da energia produzida pela glicose e pelos corpos cetônicos. A glicose, que é a principal fonte de energia, é proveniente dos carboidratos. Na ausência destes carboidratos, o fígado produz corpos cetônicos provenientes da gordura. Daí o nome Dieta Cetogênica ou Dieta Cetônica.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Quando o nosso organismo está em estado cetogênico, utilizamos a gordura proveniente dos alimentos ou as armazenadas no corpo como fonte de energia. Já as células cancerígenas não conseguem usar corpos cetônicos como fonte de energia. O câncer se alimenta principalmente de glicose e, na sua ausência, não sobrevive.

 

Tendo como base a ingestão do coco, a dieta consiste numa drástica redução de carboidratos, moderada de proteínas e alta de gorduras. Na ausência do carboidrato o organismo começa a usar gordura como combustível para a produção de energia.

 

Além do câncer, a dieta cetogênica mostra-se muito eficaz no tratamento de Alzheimer, Parkinson, doenças autoimunes, ELA, diabetes tipo 2 e síndrome dos ovários policísticos. Melhora tanto o desempenho cerebral quanto o  físico em atletas, e é forte aliada nos tratamentos de emagrecimento.

Alice Amaral

Alice Amaral

- Título de Especialista em Nutrologia – RQE 17.528 – Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia . - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 17.925 – Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte . - Pós Graduação em Medicina Física e Reabilitação – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – R.J. - Formação Médica em 1983

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia