Carência de vitamina D no organismo e suas consequências

Por Dra. Alice Amaral

emagreça com saúde

Deficiência de Vitamina D pode acarretar abortos e aumentar as chances de autismo em crianças

Estudos comprovam que a vitamina D é muito importante para o nosso organismo. Vale chamar a atenção para as gestantes que precisam tomar cuidado com os níveis de dessa vitamina, visto que a sua deficiência pode vir a acarretar abortos no primeiro trimestre de gestação. E mais, se no final da gravidez houver carência dessa vitamina, aumentam as chances da ocorrência de autismo na criança. A carência de Vitamina D ainda pode favorecer o aparecimento de alguns tipos de câncer, como os de próstata, mama e melanoma.

Vitamina D – o que é?

Na verdade, a vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel, a vitamina foi denominada assim em virtude da época em que foi descoberta, pois já existiam as vitaminas A, B e C. Embora ela possa ser produzida em Laboratório, é bom lembrar que de 80 a 90% da vitamina que nosso organismo recebe tem como origem a luz solar. Portanto, é preciso tomar sol todos os dias. E podemos obter Vitamina D também com bons hábitos alimentares, os pescados são uma fonte interessante. O salmão e a sardinha devem ser incluídos na dieta.

Mas, qual é a importância da Vitamina D para o nosso corpo?

Ela é primordial para a manutenção do tecido ósseo, sendo necessária para o processo de absorção do cálcio pelos ossos.  Importante também na prevenção do diabetes, pois a produção de insulina pelo pâncreas demanda da participação da vitamina D. No caso de doenças autoimunes, a vitamina D é indicada no tratamento.  Ela é um imunoregulador que inibe de forma seletiva a resposta imunológica que pode gerar uma reação contra nosso próprio organismo. Quando estamos com déficit de vitamina D temos maiores chances de contrair doenças ou infecções, pois ela tem um papel relevante na função imune. Com tantos benefícios fica a propensão de consumo de forma exacerbada, o que nunca é bom. Inicialmente é preciso um diagnóstico e também exames laboratoriais para a verificação do seu estado de saúde e da carência ou não da Vitamina D. Nada de se automedicar. E a superdosagem traz malefícios, como sobrecarregar a função renal. Ou seja, simplesmente tomando altas doses de vitamina D podemos agravar a situação dos nossos rins, em função do aumento da absorção do cálcio. Portanto, precisamos estar atentos aos sinais do organismo, procurar manter uma boa alimentação, tomar banho de sol diariamente e seguir as recomendações médicas. Nenhuma Vitamina ou qualquer nutriente pode ser consumida indiscriminadamente.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também