Revestindo janelas: Cortinas e Persianas

Por Aletheia Westermann

30/07/2017 às 07:00hs - Atualizada 29/07/2017 às 15:22hs

Práticas e versáteis, hoje as cortinas e  persianas trazem para os espaços conforto e tecnologia. Desde que surgiram, há dois séculos, já evoluíram bastante para deixar o décor impecável.

Parece fácil, mas escolher cortinas e persianas para compor o decoração da casa requer uma orientação correta. Geralmente, elas são a última etapa do projeto, exatamente para arrematar o conceito da decoração, porém, diante de nossa Arquitetura cada vez mais envidraçada já se faz necessário pensar nas persianas já na concepção do projeto, como um revestimento desse vidro e não apenas como elemento decorativo.

Controle da luz, privacidade, conforto acústico e térmico, economia de energia e preservação dos investimentos no interior, tais como: os moveis, pisos e objetos, são questões facilmente resolvidas com as  tecnologias empregadas nas persianas para atender às necessidades de cada ambiente e, de quebra, a harmonia do espaço.

Outro ponto importante e muitas vezes negligenciado é a interferência das cortinas e persianas no desenho arquitetônico das fachadas. Além da padronização, alternativa lançada recentemente pela Hunter Douglas é as persianas de telas escuras com propriedades reflexivas. Próximas às das telas claras, proporcionando maior conforto visual, menor ofuscamento, desempenho térmico e excelente uniformidade de fachadas. Essas características, junto aos demais benefícios, permitem uma ótima visibilidade externa. Outra vantagem é que elas podem ser de cores claras voltadas para o interior do espaço e escuras para o lado externo.

Com tecidos revolucionários, sistemas modernos  e comprometimento com o meio ambiente as persianas ajudam a garantir uma maior eficiência energética dos espaços, economizando energia  e um maior controle solar. Durante o inverno, a perda de calor se dá através das janelas e a perda dessa energia é bastante significativa. Algumas cortinas e persianas são capazes de evitar o aumento do consumo energético com os aquecedores resultante das baixas temperaturas. Por outro lado, no verão é possível bloquear a entrada de calor, conservando o conforto dos ambientes, evitando o uso excessivo do ar condicionado, mas mantendo o design e a qualidade estética. Todavia, uma dica importante é  sempre que possível use a persiana e a cortina ate o piso ou em toda a parede. Assim consegue-se evitar esses escapes de calor. Além do mais, quanto mais próximo do vidro for à instalação da persiana, maior a proteção térmica e o controle acústico.

Em busca constante de inovação, melhor eficiência energética, maior conforto e qualidade de vida e potencializando o uso de materiais reciclados ou recicláveis, com plásticos retirados do oceano, algumas empresas oferecem ao mercado produtos mais comprometidos com a sustentabilidade nas edificações e ambientes habitáveis. O destaque neste caso fica por conta da fibra do tecido, produzida com garrafas PET recicladas. A técnica aplicada também garante uma redução de 50% no consumo de água e de 6% no gasto energético, durante o processo de fabricação.

 

Sabemos que os ambientes possuem muitos objetos com os quais as crianças brincam e que podem implicar em risco. Para manter a segurança das crianças e também dos pets, considere alternativas sem cordões visíveis. Acionamentos com sistemas sem fios, tanto manuais quanto motorizados, correntes de levantamento retráteis, tensores e hastes de controle, automação, entre outros que reduzem potencialmente o risco de ferimentos já são opções oferecidas pelas melhores empresas para garantir a tranquilidade dentro de casa.

Por fim, juntas ou separadas as cortinas e persianas sofisticam qualquer parede. Mas do que cobrir as janelas, elas transformam o espaço.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Mais informações sobre automação de cortinas e persianas  acesse o link abaixo.

https://youtube.com/watch?v=ibh4ldccWu0%3Fautoplay%3D1%26rel%3D0


Last Look


Contatos

Rádio: Acompanhe nosso programa “Morar Bem Arquitetura e Interiores” na Rádio CBN Juiz de Fora, toda quinta-feira, às 09:40 horas junto com as apresentadores Marcelo Juliani e Cláudia Figueiredo. Tribuna de Minas.

Leia nossa coluna todo domingo no caderno  Meu Imóvel – Arquitetura e Interiores

E toda semana, tem post novo aqui no Blog.

Facebook: Curta nossa página do Facebook e siga nossos posts, dicas e trabalhos. https://www.facebook.com/aletheiawestermannarquitetos

Email : Se quiser enviar perguntas, dúvidas, assuntos que gostaria de saber mais ou solicitar alguma dica, escreva para nosso endereço virtual: [email protected]

Ou faça-nos uma visita. Estamos localizados na Rua Coronel Vaz de Mello 32|102, Bom Pastor, Tel: 55 (32) 3213-5657

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia