Atmosfera convidativa | Projetos comerciais

Por Aletheia Westermann

27/08/2017 às 07h00 - Atualizada 26/08/2017 às 23h29

Foi-se o tempo onde a maioria dos espaços comerciais tinham uma construção simples. Hoje em dia, a plasticidade nas formas aliada a alta tecnologia dos materiais de acabamento, permitem um desenvolvimento bem mais elaborado além de uma atmosfera convidativa. Dito isso, um cuidadoso projeto de Arquitetura de Interior alinha uma melhor percepção do espaço, agrega valor na marca e valoriza seus produtos a ponto de despertar nas pessoas a vontade de adquirir o produto ou serviço ofertado. Para tanto, algumas questões deverão ser levadas em consideração para um desenvolvimento acertado do projeto.

O perfil do cliente, as características dos produtos e o ponto da loja são as primeiras diretrizes que serão analisadas para que, depois de definidos, possam aplicar fisicamente os atributos estéticos da marca com a definição do layout, matérias de acabamento, mobiliário, exposição dos artigos. Entretanto, é importante ajustar isso as áreas que darão suporte ao funcionamento do negócio. Um bom planejamento otimiza o funcionamento do lugar e quanto maior for a compreensão das atividades ali abrigadas mais interessante será o local, tanto as que serão percebidas pelos clientes  quanto para as pessoas que trabalham ali.

Diante disso, é preciso buscar mecanismos para atrair a atenção das pessoas para que elas se sintam estimuladas a entrar e consumir. Uma tendência atual para estabelecimentos gastronômicos é a integração dos ambientes interno e externo. Áreas externas têm sido bastante valorizadas e costumam serem as mais disputadas em dias de temperatura agradável. Mas atenção nos vidros, que devem ser incolor e ante reflexo.

Outra questão fundamental é trabalhar os ambientes de modo que transmita acolhimento e motivação. As escolhas acertadas de cores e dos revestimentos tornar-se o espaço mais convidativo e menos impessoal e o design se aproxima cada vez mais do artesanal, do natural.

 

A iluminação é outra ferramenta importante que precisa ser trabalhada minuciosamente, desde a fachada/vitrine ao interior do espaço. Sendo negligenciada poderá ser muito prejudicial ao negócio, mas, o contrario, ajuda a valorizar produtos e detalhes além de atrair clientes. Aposte nas lâmpadas de Leds que tem mais tecnologia, eficiência energética e são bem mais econômicas.

 

Por fim, hoje o conceito das lojas comerciais é de espaços multissensoriais e se transformaram em ambientes não só de consumo, mas, de entretenimento também. Além dos temas acima, soma-se música e cheiro (aromoterapia) que ajudam a atingir os estímulos sensoriais e sentimentos dos clientes dando sensação de bem estar e conforto.

O conteúdo continua após o anúncio

Saindo do forno……

                                                                                                                  Delicias da Lili


 Last Look


Rádio: Acompanhe nosso programa “Morar Bem Arquitetura e Interiores” na Rádio CBN Juiz de Fora, toda quinta-feira, às 09:40 horas junto com as apresentadores Marcelo Juliani e Cláudia Figueiredo. Tribuna de Minas.

Leia nossa coluna todo domingo no caderno  Meu Imóvel – Arquitetura e Interiores

E toda semana, tem post novo aqui no Blog.

Facebook: Curta nossa página do Facebook e siga nossos posts, dicas e trabalhos. https://www.facebook.com/aletheiawestermannarquitetos

Email : Se quiser enviar perguntas, dúvidas, assuntos que gostaria de saber mais ou solicitar alguma dica, escreva para nosso endereço virtual: [email protected]

Ou faça-nos uma visita. Estamos localizados na Rua Coronel Vaz de Mello 32|102, Bom Pastor, Tel: 55 (32) 3213-5657

 

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia