Hygge: o segredo da felicidade

Por Aletheia Westermann

13/08/2017 às 07:00hs - Atualizada 13/08/2017 às 09:34hs

Muito tem se falado no estilo Hygge nas revistas, livros sobre o assunto e programas de decoração. Só no Pinterest a aparição da palavra aumentou 285% com relação a 2016 indicando o Hygge como tendência no décor para 2017. Mas afinal o que é Hygge? Esse conceito que não é novidade na Escandinávia de uns tempos para cá passou a ser bastante difundido por aqui  e a razão é o fato que Noruega, seguida da Dinamarca e Islândia foram considerados os países mais felizes do mundo

Qual é o segredo da felicidade? Além da cordialidade e de políticas de bem-estar social empregadas nesses países, muita gente atribui o sucesso ao conceito de hygge (pronuncia-se “rîgue”, ou “hu-ga”) que representa um sentimento ou uma atmosfera que remete aos diversos tipos de conforto, bem-estar e admiração pelos pequenos gestos do dia.

De origem dinamarquesa, o conceito surgiu com a necessidade de criar um ambiente confortável nas frias casas nórdicas, de valorizar ao máximo a luz natural e também adicionar elementos que ofereçam uma composição simples, mas ao mesmo tempo em que proporcione sensações de abrigo.

Crie ambientes como uma espécie de refúgio, repleto de luz, calor e tranquilidade. Velas e castiçais traduzem esse entusiasmo. Aposte em cores claras, que ajudem a iluminar e dar maior amplitude ao espaço. Todavia, tons mais sóbrios com alguns toques coloridos ou tonalidades acobreadas também rendem boas combinações na decoração.

Mantenha por perto objetos que tenham memória e  tragam sensação de paz como livros com dedicatórias, quadros com gravuras minimalistas, porta retratos com fotos da família e de momentos marcantes  que adicionam ainda mais a marca do morador dentro deste estilo. E quanto mais pessoal for o espaço, mais apropriada fica o décor.

Os materiais para completar essa atmosfera devem ser suaves e macios, criando a sensação de bem estar. A dica é utilizar muitas almofadas e mantas. Abuse das flores naturais sobre a mesa, plantas na sala, texturas de madeira, pedra, lã, linho e algodão que proporciona ao ambiente a sensação de naturalidade, acolhimento e calor.

Ou seja, se você procura uma decoração bem aconchegante, deve apostar no estilo Hygge e conforto é a palavra de ordem. A beleza desta tendência está nos pequenos detalhes, que faz da simplicidade algo pessoal e intimista. Além do mais, pode ser aplicada em qualquer ambiente da casa.

https://br.pinterest.com/pin/320177854743390308/


Last Look

O conteúdo continua após o anúncio

Projeto em Manhattan|NY|USA

 


Contatos

Rádio: Acompanhe nosso programa “Morar Bem Arquitetura e Interiores” na Rádio CBN Juiz de Fora, toda quinta-feira, às 09:40 horas junto com as apresentadores Marcelo Juliani e Cláudia Figueiredo. Tribuna de Minas.

Leia nossa coluna todo domingo no caderno  Meu Imóvel – Arquitetura e Interiores

E toda semana, tem post novo aqui no Blog.

Facebook: Curta nossa página do Facebook e siga nossos posts, dicas e trabalhos. https://www.facebook.com/aletheiawestermannarquitetos

Email : Se quiser enviar perguntas, dúvidas, assuntos que gostaria de saber mais ou solicitar alguma dica, escreva para nosso endereço virtual: [email protected]

Ou faça-nos uma visita. Estamos localizados na Rua Coronel Vaz de Mello 32|102, Bom Pastor, Tel: 55 (32) 3213-5657

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia