Espaços de transição: passagens e corredores

Por Aletheia Westermann

06/08/2017 às 07h00 - Atualizada 05/08/2017 às 16h28

Espaços de transição, como as passagens e os corredores, são ótimos lugares para deixar a criatividade rolar na hora de pensar na decoração da casa. É possível ir  além da falta de iluminação, piso sem graça e paredes brancas que comumente recebem um ou outro elemento.

Também é preciso lembrar que a boa circulação de uma casa é essencial para uma relação equilibrada e prazerosa entre a arquitetura e a decoração. São espaços fundamentais dentro de suas respectivas cenas e nessa transição conectam o décor entre um ambiente e outro.

 

Corredores não deixam de serem desafiadores na hora de decorar. Muitas vezes longos, estreitos e anônimos esses  locais de passagem por entre os ambientes e apoio aos demais espaços  é frequentemente deixado de lado na hora de compor o morar apesar de serem utilizados inúmeras vezes durante o dia no transito de pessoas.

Entretanto, precisam ser bem pensados. Espaço livre para passagem, boa iluminação e segurança para evitar acidentes são pontos importantes que não podem ser negligenciados no projeto.  Atenção nos móveis e objetos decorativos. Eles não devem ser largos ou grandes demais a menos que o espaço permita, pois podem atrapalhar a circulação ou mesmo danificados pela passagem.

Aproveite este espaço vazio para exibir itens que falem um pouco sobre a história e os gostos de quem vive na casa, tais como fo Mas se olharmos o corredor mais que um cômodo de passagem é possível soltar a imaginação sem medo de que se torne cansativo. Pensando nisso, a iluminação é ponto chave nessa questão. Sozinha, poderia compor um ambiente incrível, além de garantir segurança para andar e criar um clima de aconchego.

Papéis de parede é outro recurso estético muito poderoso e são capazes de criar um plano de fundo impactante, trazendo personalidade para o décor. Um mix de cores, padronagens e texturas, sem deixar de lado o equilíbrio estético, traz alma para o local. Porém, optar por paredes escuras é uma forma de alcançar elegância e conforto inigualáveis.

Para corredores mais justos quadros e prateleiras estreitas para livros e objetos menores são elementos que contribuem sem diminuir o corredor. Soma-se a isso os espelhos que ajudam a dar amplitude visual. Aproveite este espaço vazio para exibir itens que falem um pouco sobre a história e os gostos de quem vive na casa, tais como fotos, pôsteres, esculturas, lembranças de viagem ou hobbys.

E prepare-se: o resultado será impactante!

O conteúdo continua após o anúncio


Contatos

Rádio: Acompanhe nosso programa “Morar Bem Arquitetura e Interiores” na Rádio CBN Juiz de Fora, toda quinta-feira, às 09:40 horas junto com as apresentadores Marcelo Juliani e Cláudia Figueiredo. Tribuna de Minas.

Leia nossa coluna todo domingo no caderno  Meu Imóvel – Arquitetura e Interiores

E toda semana, tem post novo aqui no Blog.

Facebook: Curta nossa página do Facebook e siga nossos posts, dicas e trabalhos. https://www.facebook.com/aletheiawestermannarquitetos

Email : Se quiser enviar perguntas, dúvidas, assuntos que gostaria de saber mais ou solicitar alguma dica, escreva para nosso endereço virtual: [email protected]

Ou faça-nos uma visita. Estamos localizados na Rua Coronel Vaz de Mello 32|102, Bom Pastor,

Tel: 55 (32) 3213-5657


 

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia