Exposição 300 Anos de Nossa Senhora Aparecida

Por Tribuna

09/10/2017 às 10:11hs - Atualizada 10/10/2017 às 10:36hs

Exposição 300 Anos de Nossa Senhora Aparecida
Exposições
Data Data
De 12/10/2017 até 30/11/2017
Horário Horário
das 10h às 22h
Local Local
Shopping Jardim Norte (Avenida Brasil, 6.345)
Cidade Cidade
Juiz de Fora - MG
Valor Valor
entrada gratuita
Sobre o evento Sobre o evento

No dia 12 de outubro, o artista plástico Yure Mendes lança uma exposição sobre o Jubileu de 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A mostra entra em cartaz no piso L1 do Shopping Jardim Norte. Lançada em Muriaé no mês de agosto, a exposição “300 Anos de Nossa Senhora Aparecida” chega a Juiz de Fora com novidades na montagem e na instalação, além de uma peça ainda inédita, totalizando dez esculturas de ferro. Todas as obras foram feitas pelo artista plástico, mas algumas pertencem ao acervo pessoal de clientes de Yure que cederam as peças para a montagem da exposição.

Misturando materiais reciclados e inspirado nas características do artesanato mineiro, Yure realiza em suas obras construções e desconstruções da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ressaltando sua representatividade e a fé de seus seguidores. “No início do ano, em um trabalho realizado na Fundação Cristiano Varella (Hospital do Câncer de Muriaé), levei uma Nossa Senhora com manto branco para que as crianças em tratamento pudessem fazer uma interação. Elas pintaram o manto, e foi um resultado muito produtivo”, explica Yure. Esse momento vivenciado pelo artista despertou nele a vontade de fazer uma nova exposição com o tema sagrado.

“300 Anos de Nossa Senhora Aparecida” é a quarta exposição de Yure Mendes no Shopping Jardim Norte. Antes, ele já havia exposto as mostras “Maria Antonieta, a última rainha da França”, “Olimpíadas” e “Sentir”. Mineiro de Juiz de Fora, Yure é artista plástico autodidata. Iniciou-se nessa carreira desde muito jovem. É conhecido por utilizar o ferro como matéria-prima em suas obras de arte.

Entre as de maior destaque estão as peças da exposição “Tarsilar” (2010), que trouxe releituras da produção da pintora Tarsila do Amaral; o presépio “Ouro de Minas”, exposto na decoração de Natal de 2011; os monumentos da via-sacra do Morro do Cristo, a exposição “Casa de vó” (2013), com peças que remetem às memórias de infância do artista na casa de sua avó; e “Maria Antonieta, a última rainha da França”, em homenagem a uma das principais personagens do século XVIII.




Mais eventos



Desenvolvido por Grupo Emedia